Na última quarta-feira, 04, a Cooperativa de Catadores Agentes Ecológicos de Canabrava (CAEC) deu início a um processo inédito de comercialização com países europeus.

Em parceria com o Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas Brasileiras (PAIIPME), foi enviado o primeiro lote de materiais recicláveis para a Europa.

Cooperativas, pequenas e médias empresas de dez municípios baianos são beneficiadas pela Rede Catabahia, cuja sede é a CAEC. A rede foi estruturada por uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), o PANGEA.

Segundo o diretor do PANGEA, Antonio Bunchaft, os catadores se organizam em cooperativas que permitem realizações de negócios com indústrias de reciclagem nacionais e, agora, internacionais. "Esse projeto afasta os catadores das ruas e lixões, assim como das chamadas empresas atravessadoras”, explicou.

O PAIIPME é co-financiado pela União Européia e executado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o que facilitou a negociação com os países estrangeiros. A expectativa é que a parceria tenha continuidade. “Para alcançar essa meta, apostamos num processo de combinação de estudos e assistência técnica especializada, com a participação ativa dos beneficiários”, destacou Bunchaft. Ele espera que novas oportunidades surjam para outras cooperativas de catadores do Brasil.

O diretor reforça que a iniciativa já apresenta impactos sociais positivos, o faturamento de 500 famílias de catadores apresentou elevação e estabilidade. “Também temos os impactos ambientais positivos, como a economia de importantes recursos naturais, a exemplo de petróleo, árvores e água”, concluiu.
This entry was posted on 03:12 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: