Projeto Curumim, um exemplo para a comunidade
Liderado pelos sargentos Gilberto Rosa e André Luís, o Projeto Curumim ajuda jovens que são encaminhados pelo Conselho Tutelar, tendo alguma atividades como reforço escolar, judo, cursos de inglês, informática, futebol, etc.. Os alunos também contam com uma psicóloga, médico, ganham refeições e cada família ganha uma cesta básica.
O espaço reservado para a reciclagem de papel estava desativado, e agora retornaram a reciclar com ajuda de alguns patrocinadores eles fazem a reciclagem manual, o papel usado é doado, eles o picam com as mãos após o papel é colocado numa espécie de triturador de papel com cola e água sanitária criando uma pasta, que é passado para um tanque com água, esta pasta é retirada com ajuda de uma tela e um requadro com o tamanho um pouco maior do que uma folha A4, sendo colocada sobre um tecido que fica em média 24 horas secando, após seca essa pasta já fica com aspecto de papel que é alisada com um ferro de passar roupa. No período inicial aonde eles estavam acertando a cor e a textura do papel reciclado a meta do Pelotão Curumim é fabricar 30 folhas de papel reciclado por dia, sendo que hoje eles já estão conseguindo fabricar mais de 40 folhas por dia.
Este trabalho foi retomado com a proposta para a fabricação dos convites para a Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente (FIEMA), os organizadores da FIEMA se propuseram a pagar pelas folhas mas o Pelotão Curumim não aceitou, apenas pediu que eles concedecem o material para a fabricação, a mão de obra não será cobrada.
Após o termino das folhas para os convites da FIEMA, o Pelotão vai fabricar folhas para a venda e o retorno lucrativo será totalmente investido no projeto de reciclagem de papel.
Na próxima FIEMA será concedido um espaço para projetos que sejam direcionados para a preservação do meio ambiente e o Pelotão Curumim já está convidado para mostrar o seu trabalho.
Reportagem:
Gabriel Betinelli
Vinícius H. Siega
Texto:
Gabriel Betinelli
0 comentários: