No dia 16 de outubro de 2009, os integrantes Eduardo Thies e Leonardo Rosseto, foram em excursão para uma visita técnica a Usina Nuclear Eletronuclear, na cidade de Angra dos reis - rio de Janeiro, especificamente visitado a Usina Angra 2, onde a mesma possui tecnologia alemã (Siemens) e gera em torno de 1350 megawatts, para ter uma noção, a Usina Angra 1(+/- 650 megawatts) e 2 é responsável pela metade da energia consumida no Estado do Rio de Janeiro.


Mas, a pergunta que não quer calar, como funciona uma Usina Nuclear?

É feito pela fissão dos átomos de urânio dentro de varetas com elementos combústiveis, onde aquece a água, que passa pelo reator a uma temperatura de +/- 320 graus Celsius. Para que não entre em ebulição - o que ocorreria normalmente aos 100 graus Celsius -, esta água é mantida sob uma pressão 157 vezes maior que a pressão atmosférica. O gerador de vapor realiza uma troca de calor entre as águas deste primeiro circuito e a do circuito secundário se transforma em vapor e movimenta a turbina - a uma velocidade de 1800 rpm, que por sua vez, aciona o gerador elétrico. Esse vapor, depois de mover a turbina, passa por um condensador, onde é refrigerado pela água do mar, trazida por um terceiro ccircuito independente. A existência desses três circuitos impede o contato da água que passa pelo reator com as demais. Uma usina nuclear oferece elevado grau de proteção, pois funciona com sistemas de segurança redundantes e endependentes (quando somente um é necessário).



E quanto as questões ambientais?
Quando falamos de Energia nuclear, logo pensamos em deterioração do meio ambiente, muito pelo contrário! A energia nuclear é a única que têm todas as suas etapas devidamente monitoradas e sob total controle, sem liberar qualquer produto nocivo ao meio ambiente. O fato de a geração de energia nuclear em nada contribui para o efeito estufa, que vêm provocando o aquecimento do planeta e alterações climáticas preocupantes, tem levado organizações e líderes de movimentos ambientalistas - antes ferrenhos críticos à construção de usinas nucleares - a reverem suas posições. As usinas de Angra possuem um centro de pesquisas ambientalistas, que é voltado exclusivamente ao estudo de fauna e flora ao redor da Usina, onde já estão estudando cerca de +/- 20 anos e não houveram nenhuma alteração nos mesmos.
Para maiores informações visite o site: http://www.eletronuclear.gov.br/
This entry was posted on 17:34 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

2 comentários:

On 27 de outubro de 2009 às 18:57 , Anônimo disse...

DÁ PRA VER... TUDO AMADOR MESMO.. HEHEHE

Ass. Cleds

 
On 5 de novembro de 2009 às 14:57 , Vania Grim Thies disse...

Muito bem meninos! O blog traz algumas curiosidades sobre a usina nuclear, por exemplo, a importância na preservação do meio ambiente!

Parabéns! Bom trabalho!